fevereiro 27, 2015

8 PROBLEMAS QUE VOCÊ RESOLVE COM VINAGRE

Sua avó certamente já conhecia alguns dos truques abaixo, mas a vida moderna nos nos faz esquecer das ideias mais simples para confiar apenas em soluções industrializadas - que costumam ser bem menos econômicas. Depois de saber quantas funções o vinagre pode assumir, você vai querer passar no supermercado mais próximo e aumentar o seu estoque na despensa. 
O vinagre pode substituir produtos químicos na limpeza da casa e até na hora de lavar roupas (Foto: Carlos Cubi/Editora Globo)
1 Suavizar mau cheiro de carpetes e tapetes
Para uma limpeza a seco, espalhe bicarbonato de sódio sobre a superfície e, então, passe o aspirador de pó. Se quiser eliminar odores de forma mais profunda, aposte na mistura de vinagre branco e água. Para cada litro de água, coloque três colheres de sopa de vinagre. Aplique com esponja ou pano de limpeza, esfregando suavemente. Depois, use um pano seco para eliminar o excesso. Não seque ao sol.
2 Eliminar ácaros de colchões e travesseiros
Ácaros podem ser reduzidos, mas nunca totalmente eliminados. Prepare uma solução caseira acaricida: três litros de água e 200 ml de vinagre branco. Aplique-a no colchão com esponja, cuidando para não encharcar. Travesseiros podem ser higienizados da mesma forma — lembre-se: eles precisam ser trocados a cada dois anos. Depois da limpeza, as peças devem ser mantidas em local bem ventilado até secarem por inteiro.
3 Limpar o rejunte mofado do banheiro
Misture bicarbonato de sódio e água quente e esfregue o rejunte com escovão. Para suavizar as manchas de pias e bacias, aplique uma pasta de bicarbonato e vinagre branco e deixe agir por algumas horas.
4 Como desencardir peças brancas sem utilizar produtos industrializados
O vinagre branco e o bicarbonato de sódio são bons alvejantes e também funcionam para desencardir roupas. Em um balde com cinco litros de água, coloque um copo de vinagre e deixe a peça de molho por uma hora. Lave normalmente com sabão em pó de qualidade. Outra opção é colocar a peça de molho em água fria, sabão e uma xícara de chá de bicarbonato de sódio. Depois, realize a lavagem normal.
5 Retirar o cheiro impregnado nos potes de plástico
Um erro comum é o uso da água sanitária na limpeza de plásticos. O produto pode ser absorvido pelo plástico e penetrar nos alimentos. Para prevenir o mau cheiro nesses utensílios, basta lavá-los com água e detergente, secá-los e guardá-los destampados. Para recuperar peças que estejam com odor, coloque de molho em água morna e vinagre por 15 minutos. Em casos de maus cheiros persistentes, use vinagre puro.
6 Tirar etiquetas de produtos novos
Quando a superfície é porcelana, vidro, metal ou plástico, basta despejar água quente para que a cola derreta e o papel se solte. Para outros materiais, tente detergente ou vinagre. Óleo de cozinha também amolece a etiqueta!
7 Eliminar a umidade de armários e gavetas
Ao notar mofo nos armários, remova a camada de fungo com um pano ou esponja umedecida em vinagre branco. Se houver manchas, esfregue levemente. Espere secar e reponha as roupas. Caso o surgimento do mofo seja recorrente, posicione potinhos com bicarbonato de sódio nas extremidades dos nichos e gavetas. Outra solução são os sachês de sílica granulada, à venda em lojas de produtos de limpeza. O efeito é o mesmo do bicarbonato.
8 Higienizar a máquina de lavar roupa
Programe um ciclo completo com a água no nível máximo. Acrescente 200 ml de vinagre branco ou água sanitária.

CRÉDITOS:
.