fevereiro 09, 2013

Faça você mesmo a sua cortina

Bouroullecs facilitam vida de quem quer praticidade

  (Foto: divulgação)

Cortinas não costumam oferecer muitas surpresas. Ao longo dos anos, pouca coisa mudou em matéria de design – no geral, elas continuam sendo peças utilíssimas, porém, secundárias na decoração, de instalação complicada, que exige a presença de um especialista. Depois de fazer uma pequisa com seus consumidores, a Kvadrat convocou os irmãos Ronan e Erwan Bouroullec para desenvolver uma cortina a partir de um novo conceito: a praticidade aliada à estética. Assim surgiu a Ready Made Curtain, que visa transformar a enrolada tarefa de pendurar cortinas em algo factível por todos. “Queríamos criar uma peça cuja instalação fosse tão fácil como a colocação de um pôster na parede”, diz um dos designers. O princípio básico da dupla era evitar o design rústico e pesado.
O produto é apresentado no formato de um kit “faça você mesmo”. Nele, há apenas quatro itens: o tecido, os prendedores, a corda e três peças de madeira. Os kits são monocromáticos e estão disponíveis em três cores – o vermelho, o branco e o azul-marinho. Coincidência ou não, são as cores da bandeira francesa – a pátria dos Bouroullec. A montagem não tem segredos. Primeiro, são fixadas as peças de madeira na parede, pouco acima da janela que será encoberta pela cortina. Em seguida, esses dois elementos são unidos por uma corda que os atravessa. A corda é tensionada com a ajuda de um sistema que se assemelha às tarraxas de um violão. Os prendedores são anexados a um dos lados da cortina. Por fim, depois de pendurar os prendedores no “varal”, corta-se o tecido no tamanho adequado. Voilà!
Esta cortina low-tech e user-friendly é o primeiro lançamento da marca Kvadrat voltado ao consumidor doméstico. Eles entram neste mercado em grande estilo. Anteriormente, os Bouroullec produziram para a marca produtos como o North Tiles e o Clouds – mais voltados para a indústria construtiva. A Ready Made Curtain foi lançada na feira IMM Cologne, que aconteceu neste mês.
  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

CRÉDITOS: